A principal função do Fala Cidadão é fomentar um canal direto de comunicação entre a administração e os cidadãos.O Fala Cidadão é indispensável para que a administração viabilize o relacionamento democrático com a sociedade, além de ser um instrumento fundamental para garantir transparência aos órgãos públicos. Entendendo a importância da ferramenta na transparência da administração e prezando pelo bom relacionamento com os cidadãos esta administração disponibiliza aqui todas as ferramentas necessárias para o funcionamento online do Fala Cidadão.
O Fala Cidadão desempenhará o papel de mediador entre as secretarias municipais e os cidadãos. Os manifestantes poderão relatar as necessidades da cidade, fazer denúncias, reclamações, solicitações de informações, dar opiniões e fazer sugestões sobre qualquer assunto relacionado à cidade.Pela página do Fala Cidadão, qualquer pessoa identificada poderá enviar manifestações à Prefeitura Municipal. No fluxo do Fala Cidadão, a manifestação será encaminhada à Controladoria Geral do Município e ela direcionará o chamado à secretaria responsável. Após a secretaria responder ao chamado, ele será novamente encaminhado à controladoria, que enviará a resposta ao manifestante.
Para gerar ainda mais transparência e aumentar o controle social sobre as manifestações enviadas, o cidadão receberá, após efetuar o chamado, o número de protocolo para consultar, quando quiser, o andamento da manifestação. Além disso, relatórios e gráficos, apresentando o fluxo de atendimento, estão disponibilizados nesta página, agrupando todos os serviços do Fala Cidadão em um só local para facilitar o controle social. Todos os recursos necessários para abertura, acompanhamento e fiscalização dos atendimentos realizados estão disponíveis aqui.
Caso necessário, entre em contato conosco. Estamos à disposição para mais esclarecimentos sobre a utilização do serviço. Bem-vindo ao Fala Cidadão!
Manifestações
Presencial
Para realizar uma manifestação presencialmente, basta se dirigir à sede da Prefeitura Municipal, onde um atendente capacitado estará apto a abrir a manifestação. Confira abaixo o endereço completo do Fala Cidadão:
Unidade: Prefeitura Municipal de Passos
Endereço: Praça Geraldo da Silva Maia, 175, Centro, Passos, MG, 37900000
Horário: 8h às 14h
Telefone: (9 ) 8429-7959
Online
Para manifestação online, clique no botão "Cadastrar manifestação" e, caso opte por se identificar, insira os seus dados e a manifestação nos campos exigidos. Um protocolo será gerado para acompanhamento. Caso opte pelo anonimato, insira apenas os dados da manifestação. Sua manifestação também pode ser encaminhada para o e-mail: ouvidoria@passos.mg.gov.br.
Cadastrar manifestação